terça-feira, 1 de setembro de 2009

Vila encantada


Sempre fui apaixonada pelos jardins toscanos, principalmente, o Giardino dei Boboli. Mas acabei de conhecer a Villa Bardini, seus jardins e sua escadaria barroca, e fiquei encantada.


A Villa foi construída em 1641 sobre uma construção medieval pelo arquiteto Gherardo Silvani (1579-1675) para o seu amigo Francesco Manadori (1577-1656). O núcleo originário da vila tinha uma estrutura simples com planta retangular e dimensões reduzidas, desenvolvida em três planos de altura diferente. O edifício foi objeto de sucessivas interevenções de ampliações entre 1800 e 1900.
Nos 1800, Giacomo Le Blanc transformou o lugar em um jardim inglês, com bosques, ruas sinuosas, estátuas e fontes, e até um canal para o dragão (foto acima).

Localizada na zona de Oltramo, a Villa Bardini estende-se sobre uma ampla zona colinar que pende do Piazzale Michelangelo e alcança o rio Arno. Por causa dessa esplendida posição panorâmica e de uma construção no topo, onde hoje se encontra o restaurante e terraço Bardini, a propriedade também ficou conhecida com o nome de Villa Belvedere.

Até 1913, a Villa pertenceu a outras famílias, quando passou para as mãos do antiquário florentino Stefano Bardini. A família ali habitou até a morte do filho, em 1965. Depois de um longo período de abandono recebeu por um minuscioso restauro, e finalmente foi aberta ao público.

O ingresso dá direito também à entrada para o Boboli, que fica ladeira acima, entre outras atrações.

Fotos: Silvana Maria Rosso

Um comentário: